#Highlights – O que de melhor aconteceu no GP da Bélgica 2021 de Fórmula 1

O retorno da temporada 2021 em Spa-Francorchamps prometia ser épico e de fato foi. Infelizmente, praticamente não tivemos corrida por conta do mau tempo, mas isso não significa que o fim de semana no famoso circuito belga não tenha entrado para a história.

Vamos ao que de melhor aconteceu no fim de semana da Fórmula 1 em Spa:

CHUVA NÃO DEU TRÉGUA

O fim de semana em Spa foi de chuva. O mau tempo não deu muita trégua as equipes durante todos os dias, treinos e acabou impedindo a realização da corrida. O circuito belga, em dia de pista seca, já é perigoso e a batida forte de Lando Norris no início do Q3, no sábado, deixou os comissários em alerta.

WILLIAMS À MODA ANTIGA?

Mesmo com chuva, foi possível realizar o treino classificatório no sábado e quem brilhou foi a Williams, relembrando seu tempos áureos de Fórmula 1. A equipe britânica foi a primeira a perceber que os pneus intermediários seriam melhores do que os de chuva e aliou boa estratégia a um ótimo ajuste de seu carro.

Resultado: Dois carros no Q2 e George Russell no Q3, deixando para trás as Ferraris de Leclerc e Sainz. Latifi acabou largando na nona colocação e Gerge Russell, numa volta ESPETACULAR, largou em segundo. A pole só não veio porque existe um holandês vivendo talvez o melhor momento de sua carreira.

VERSTAPPEN VOADOR

Max Verstappen colocou água no chopp da Williams e cravou sua sexta pole position na temporada. Com a Williams de Russell do lado, a comemoração foi grande, já que o inglês Lewis Hamilton largaria em terceiro, na segunda fila.

BOTTAS DECEPCIONA OUTRA VEZ

Enquanto Russell brilhava no treino, todos os olhares se voltavam para Valteri Bottas. Com o oitavo tempo e largando em 13º por conta de punições, Bottas não foi bem e para a grande maioria dos fãs e especialistas de Fórmula 1, não restam mais dúvidas: A Mercedes precisa colocar Russell ao lado de Hamilton em 2022.

Ao fim da corrida, Toto Wolff “acalmou” os ânimos e disse que muita coisa precisa ser levada em consideração.

MECÂNICOS OU MAGICOS?

A forte batida de Lando Norris, no sábado, colocou em cheque sua participação na corrida. No entanto, os mecânicos da McLaren trabalharam duro e colocaram o carro de Norris no grid, mostrando mais uma vez a força e competência que uma equipe de F1 tem.

DE CONTRATO NOVO, PÉREZ BATE ANTES DA LARGADA

Assim como Norris, Pérez também bateu, mas na volta de aquecimento, antes da largada. Com o atraso do início da corrida, os mecânicos da Red Bull conseguiram colocar o carro de volta ao grid, mas se a corrida tivesse seguido um rito normal, Pérez teria problemas.

Não pegou bem para um piloto que vinha pressionado mas teve seu contrato renovado para 2022.

CORRIDA MAIS CURTA DA HISTÓRIA

Com muita chuva e preocupados com a segurança dos pilotos, a direção de prova da Fórmula 1 em Spa não autorizou a realização da corrida. Depois de mais de três horas esperando, e duas tentativas de largada, os carros foram para a pista, sempre atrás do Safety Car, concluíram uma volta e a corrida foi oficialmente encerrada.

Os comissários informaram que, entre idas e vindas, consideraram que Verstappen teria dado três voltas completas, cumprindo assim o regulamento.

METADE DOS PONTOS

Em uma “corrida” de três voltas, o regulamento diz que os pilotos e as equipes levam apenas metades dos pontos em disputa. Por isso, não estranhe quando for olhar a tabela de classificação do mundial de Fórmula 1 da próxima vez.

VERSTAPPEN VENCE MAIS UMA

Depois de tanta confusão, Verstappen ficou com sua sexta vitória na temporada, celebrou, mas foi comedido nas palavras: “É uma vitória, mas não é como queremos ganhar. O crédito fica para os fãs, que ficaram aqui nestas condições”, declarou.

HAMILTON CHAMA CORRIDA DE FARSA

Na entrevista pós-corrida, Hamilton lamentou o fato de não ter podido correr. Mais tarde, por meio de suas redes sociais, o inglês declarou que a corrida foi uma “farsa” e que os pilotos foram enviados para a pista “com um único objetivo”, o de cumprir o regulamento e encerrar a prova.

RUSSELL CELEBRA PRIMEIRO PÓDIO

O homem mais feliz do fim de semana sem dúvidas foi George Russell. O inglês agradeceu aos fãs e disse que a Williams merecia muito este pódio, pois a equipe vem trabalhando duro em 2021: “Nem sempre somos recompensados por nosso trabalho duro, mas hoje estamos aqui, no pódio”, disse.

O último pódio da Williams tinha sido em 2017, com Lance Stroll, no Azerbaijão.

RICCIARDO PASSOU DESPERCEBIDO MAS BRILHOU

O australiano, que não vinha desempenhando um bom papel na temporada, voltou bem, pelo menos é o que parece. No Q3, Ricciardo colocou a McLaren na segunda fila e largou na quarta posição, colocando sua equipe em um ótimo lugar na corrida e também na briga pelo mundial de construtores.

Com a batida de Norris, Ricciardo era a melhor esperança da McLaren conquistar bons pontos na Bélgica e o australiano entregou um bom resultado em seu GP de número 200.

PILOTOS COMENTAM DECISÃO DA DIREÇÃO DE PROVA

Os pilotos ficaram divididos com a decisão da direção de prova. Além de Hamilton, Carlos Sainz se disse contrário à distribuição de pontos para uma corrida que não existiu. Do outro lado, Sebastian Vettel, que se mostrava preocupado com a segurança dos pilotos durante todo o fim de semana, disse que a decisão foi acertada.

https://twitter.com/F1/status/1432030627403026441

COMO FICA O MUNDIAL

Entre os pilotos, Hamilton ainda lidera, três pontos e meio à frente de Max Verstappen. Mesmo sem pontuar, Norris ainda é o terceiro, seguido por Bottas e Pérez. Entre as equipes, as alemães da Mercedes também seguem sete pontos à frente da Red Bull. McLaren é a terceira e a Ferrari, que não marcou pontos em Spa, é a quarta.

Quem escalou o pelotão foi a Williams, que chegou a 20 pontos e agora está na oitava posição, à frente de Haas e Alfa Romeo.

PRÓXIMA CORRIDA

A Fórmula 1 já retorna no próximo final de semana, nos dias 3,4 e 5 de setembro, para a disputa do GP da Holanda. Esperamos, dessa vez, que a chuva dê uma trégua para que possamos ver os carros mais rápidos do mundo em ação.

SHARE